A pandemia provocou uma desacelaração econômica, mas o setor imobiliário ainda assim possui um dos melhores índices dos últimos dez anos. Segundo o Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário, o índice de Vendas de Usado Sobre Oferta (VSO) registrou a maior média para os primeiros oito meses do ano desde 2013, época em que o brasil viveu o boom imobiliário, criando facilidades de financiamento. Entre janeiro a agosto de 2021, a média esteve em 5,8%, enquanto em 2013, no mesmo período, o número era de 5,6%.

Em 2020 os brasileiros tiveram acesso as baixas taxas de juros de financiamento imobiliário, porém agora esses valores foram reajustados devido às frequentes altas da taxa Selic. O banco que mais financia imóveis, a Caixa Econômica Federal aumentou para 8% os juros do financiamento como Taxa Referencial. Até março de 2021 a taxa básica do banco era de 2% ao ano.
Porém essa elevação não deve desacelerar o mercado imobiliário. Mesmo com os juros mais altos esse mercado continua sólido, a segurança do investimento em imóveis é um fator que atrai muitas pessoas a comprar. O Seu retorno é a longo prazo mas é certeiro.
Dessa forma podemos prever um 2022 muito positivo em relação aos investimentos no mercado imobiliário.